Olha, tem um centro de meditação aqui!

No dia 15 de outubro de 2023, o Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi completará 30 anos. Ele foi o primeiro espaço de meditação da Nova Tradição Kadampa no Brasil. Uma pequena sementinha do Dharma Kadam, que floresceu e frutificou, ajudando a espalhar essa maravilhosa tradição pelo Brasil inteiro.

Para quem já entrou em alguma das aulas, preces ou eventos oferecidos pelo CMK Mahabodhi, é difícil pensar que pouco tempo antes nada existia naquele lugar. É estranho imaginar que toda aquela estrutura de som, cadeiras, estátuas e almofadas, tão bem organizada e coordenada, não estava ali antes. E é mais inimaginável ainda a ideia de que todos os voluntários, administradores e professores de Dharma estão ali temporariamente. Eles parecem fazer parte do lugar!

Quando vamos a um Centro de Meditação Kadampa, nossa experiência de paz e serenidade é tão grande e impactante, que apenas queremos que ele nunca deixe de existir. Que não se altere jamais e que possamos repetir aquela vivência muitas e muitas vezes. Nosso Centro de Meditação Kadampa é como um refúgio, um espaço em que todos são bem-vindos a se acolher e acolher os outros. 

Por essa razão, voltamos e permanecemos frequentando nosso Centro. Ali encontramos uma pausa na vida agitada e estressante da cidade. Logo a ida ao CMK Mahabodhi se torna parte da nossa rotina e por vezes esquecemos que aquele Centro de Dharma nem sempre esteve ali.

Tudo depende

Tendemos a achar que quando algo existe, ele existe parado no tempo-espaço, de modo quase permanente. Mas o que Buda nos ensina é que nada existe permanentemente. Nem tampouco algo, ou alguém, existe isoladamente, do seu próprio lado. Tudo depende, entre outras coisas, de causas e condições. Inclusive um Centro de Meditação.

De certo modo, isso nos parece fácil de entender. Você pode fazer os cálculos rapidamente na sua cabeça, enquanto espera pela sua próxima aula de meditação no CMK Mahabodhi. Pode pensar, enquanto olha ao seu redor: para essa aula acontecer, foi necessário dispor de cadeiras e um assento para o(a) professor(a). Também foi preciso preparar um som e um microfone. Água para alunos e profesor(a), banheiro, limpeza da sala, alguém para recepcionar e coletar a contribuição. Por fim, um espaço tranquilo e seguro, com boa localização, acessível a todos. Pronto, temos as condições de que depende um Centro de Meditação para funcionar!

A matemática está certa e essas são quase todas as coisas que um centro precisa, mas como então explicar que, por diversas vezes essas condições foram reunidas e não tivemos nenhuma aula sequer? Como explicar que cadeiras, voluntários e professores não garantem que o Centro de Meditação funcione, ou ao menos que ele exista?

A verdadeira causa

Como Buda nos explica, reunir todas as condições para que algo aconteça é importante, mas não é o suficiente. Sem que haja causas para que algo surja, nada amadurecerá. Esse ensinamento é parte da chamada Lei do Carma. Nele, Buda ensina que quando causas e condições se reúnem, experienciamos os efeitos das ações que fizemos no passado. Como sementes plantadas no solo fértil da nossa mente, todas as ações que fazemos geram um potencial, uma causa. Quando as condições certas se reúnem, esse potencial – ou causa – amadurece, e experienciamos os efeitos.

Aplicando essa lógica aos 30 anos do nosso Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi, podemos entender então que um centro de Dharma Kadam não apenas surgiu em São Paulo, mas manteve-se funcionando e agora está tão próximo de ter sua própria sede, graças ao amadurecimento de causas e condições.

Ele não surgiu “do nada”. As causas para isso acontecer estavam, e estão, nas mentes bondosas que sustentam, todos os dias, o centro funcionando. Pelo poder da virtude gerada em seus corações, elas dedicam seus méritos – ou energia positiva – para que o CMK Mahabodhi sempre prospere e nunca feche suas portas. Imagine centenas, milhares de pessoas, ano após ano, durante 30 anos, gerando amor e direcionando esse amor ao florescimento do Dharma Kadam. Essa é a verdadeira causa de um Centro de Meditação da Nova Tradição Kadampa funcionar.

Ao nosso alcance

Assim agora, nesse momento, essas causas encontraram as condições ideais que se reúnem dia após dia para que o CMK Mahabodhi possa finalmente abrir sua sede própria. A primeira sede própria que abrigará as atividades deste Centro de Meditação, e você pode pensar: que bom! Temos muito a comemorar, pois agora nunca mais o CMK Mahabodhi precisará se mudar, ou até fechar! Mas infelizmente isso não é verdade. Causas e condições mudam o tempo todo e se hoje podemos celebrar essa grande conquista, talvez amanhã estar perto do Mahabodhi não seja mais uma realidade para nós.

Como aprendemos com a pandemia de Covid-19, não controlamos as condições exteriores. Na realidade, elas parecem cada vem mais instáveis e imprevisíveis. Mas a boa notícia é que, se não podemos controlar as condições, ao menos as causas estão ao nosso alcance. Seguindo o exemplo de tantos praticantes que passaram pelo CMK Mahabodhi, podemos continuar mantendo um bom coração e dedicando nossos méritos para que esse Centro sempre floresça. Essas podem ser as causas para que gerações futuras continuem tendo um refúgio, e que maravilhoso não seria deixar esse legado para todos?

Professora Patrícia

Patrícia é praticante Kadampa desde 2011 e procura sempre utilizar cada atividade de seu dia-a-dia como uma oportunidade de praticar os ensinamentos de Buda. Tomando esses ensinamentos como conselhos pessoais, ela busca seguir um caminho de bondade amorosa e sabedoria, para ser uma pessoa melhor para si e para os outros.

Rolar para cima

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0