Programa Fundamental - Para aprofundar

Um programa de estudos profundo e transformador

O Programa Fundamental (PF) foi elaborado para estudantes que obtiveram uma compreensão básica da prática budista kadampa e estão interessados em seguir um programa de estudo formal e comprometido. Por meio de ensinamentos regulares e meditação, estudo sistemático e discussão em grupo, o Programa Fundamental oferece o mesmo treinamento seguido por praticantes espirituais em uma linhagem ininterrupta que remonta a Buda Shakyamuni. Dessa forma, podemos obter uma experiência autêntica do Dharma e, ao mesmo tempo, manter nosso estilo de vida contemporâneo. Ao estudar neste programa, ganharemos grande confiança na meditação – desde técnicas básicas para superar nossos problemas diários até práticas que levam à felicidade insuperável e paz interior permanente. Amizades calorosas se desenvolvem à medida que os alunos se inspiram, compartilhando percepções e experiências do caminho espiritual..

Sobre o Programa Fundamental

1. O sucesso do Programa Fundamental está no comprometimento gerenciável do aluno e na estrutura clara dos estudos. Os alunos que se inscrevem para estudar um livro ou parte de um livro, concordam em assistir a todas as aulas e realizar uma avaliação ao final do curso.

2. Antes das aulas, os alunos estudam uma parte designada do texto, para que desenvolvam familiaridade com os pontos essenciais. As aulas começam com preces cantadas e meditações guiadas e têm 2 hrs de duração. O professor lê a parte designada do texto, realizando seus comentários. Após, a turma é dividida em duplas para discussão do material. Professor e alunos concluem decidindo a meditação e como praticar durante o intervalos entre as meditações.

3. Além da frequencia, há também o compromisso de participar de pelo menos 01 prece cantada no Centro por mês.   

Livros estudados

O propósito do Programa Fundamental é oferecer uma apresentação sistemática de assuntos específicos do budismo mahayana e assim permitir que os praticantes aprofundem seus conhecimentos e experiência do budismo kadampa.

1. As etapas do caminho a iluminação, com base no comentário Caminho Alegre da Boa Fortuna

2. Treinamento da mente, com base nos comentários Compaixão Universal e Novo Oito Passos para a Felicidade

3. Sutra coração, com base no comentário, Novo Coração de Sabedoria

4. Guia do Estilo de Vida do Bodhisattva, com base no comentário Contemplações Significativas

5. Tipos de mentes, com base no comentário Como Entender a Mente

Terças-feiras às 19:30 com a Professora Samira

Novo Oito Passos para a Felicidade: Este livro fornece um comentário detalhado e prático ao respeitado poema budista mahayana Oito Estrofes do Treino da Mente, escrito pelo Bodhisattva Langri Tangpa (1054 – 1123).

O poema expressa os métodos essenciais para desenvolver amor e compaixão universais, e o faz de um modo que tem inspirado gerações de praticantes por quase já mil anos.

Somos profundamente gratos a muitíssimo Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche por sua grande bondade em preparar um comentário que torna vívido o significado completo deste celebrado texto para o benefício de todo o mundo.

Samira Pierri, discipula de Geshe Kelsang Gyatso há 16 anos, iniciou sua jornada de aluna, voluntária e professora na nova Tradição Kadampa em vários CMKs do Brasil. Tem colocando em prática os ensinamentos de maneira constante e crescente, manifestando seu sincero interesse em expandir o Dharma.

Sábados às 10h com a Professora Gen Kelsang Mudita

Caminho Alegre da Boa Fortuna: Todos nós temos o potencial para uma autotransformação e uma capacidade ilimitada para cultivar boas qualidades, mas para realizarmos esse potencial precisamos saber o que fazer em cada etapa da nossa jornada espiritual.

Com este livro, Geshe Kelsang Gyatso nos oferece uma orientação, passo a passo, nas práticas de meditação que conduzem à paz interior e à felicidade duradouras.

Com extraordinária clareza, ele apresenta todos os ensinamentos de Buda, na sequencia em que eles devem ser praticados. Um guia perfeito ao caminho budista.

Gen Kelsang Mudita é Professora Residente do CMK Mahabodhi e Diretora Espiritual Nacional. Aluna, professora e discípula de Ven. Geshela há mais de 20 anos, Gen Mudita nos inspira com sua forma alegre, leve, clara e permeada de sensibilidade á colocar em prática cada aspecto dos ensinamentos.

Rolar para cima

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0