Digamos que você tenha um problema de raiva, um problema de desejo descontrolado ou apego, quem está ajudando você a solucionar esses problemas internos?
Pense com sabedoria, sua mãe não pode ajudá-lo, seu pai não pode ajudá-lo, seus irmãos e irmãs, parceiro, marido, esposa, filhos, amigos não podem ajudar você porque eles mesmos têm esses problemas.
Nossos amigos e familiares não podem solucionar nossos problemas diários, nossos verdadeiros problemas, que são nossas próprias sensações desagradáveis em nossas mentes.
Nossos amigos e familiares não podem solucionar nossos problemas por nós.
Então, a quem vamos recorrer, quem vai nos ajudar com nosso problema de raiva, por exemplo?
Venerável Geshe Kelsang Gyatso diz que até mesmo nosso Guia Espiritual não pode diretamente remover nossos problemas de nós.
E por que não? Porque é a nossa mente, logo, nós temos que fazer o trabalho – temos que nos empenhar na solução, temos que praticar o Dharma.
Nosso Guia Espiritual pode nos guiar, pode nos ensinar, pode nos inspirar com seu exemplo, mas temos que tomar a decisão, a determinação:
“Vou aprender a solucionar meus próprios problemas, e assim, poder ajudar os outros a solucionarem os deles”
A única maneira de eliminar nossos problemas internos, ou mentais, como raiva, apego, sensações desagradáveis, etc., é confiar em nossa própria sabedoria.
Venerável Geshe Kelsang Gyatso está nos ensinando como nos tornarmos independentes, com a nossa própria sabedoria, assim como os pais criam os filhos para que se tornem independentes. É isso que nosso Guia Espiritual quer que façamos – nos tornemos independentes por nossa própria sabedoria.
Nosso Guia Espiritual nos encoraja: aprenda, aprenda, aprenda, aprenda, pratique, pratique, pratique, pratique, até que nossa própria sabedoria se desenvolva para que resolvamos nossos problemas diários, nós mesmos.
Com as bênçãos de nosso Guru e a ajuda da sangha, o dharma em nosso coração soluciona nossos problemas. A única maneira de eliminar nossos problemas mentais é confiar em nossa própria sabedoria.
Aqueles que possuem a sabedoria que realiza a vacuidade, isto é, a anti-ignorância, podem resolver todos os seus problemas internos meditando na vacuidade, a verdadeira natureza dos fenômenos.
É porque nos falta essa sabedoria que precisamos pedir conselhos aos outros quando nos deparamos com problemas. Se tivéssemos sabedoria, seríamos capazes de resolver todos os nossos problemas.
Venerável Geshe Kelsang Gyatso está nos encorajando a nos tornarmos como ele, que seguiu os conselhos de seu Guia Espiritual e adquiriu sua própria sabedoria.
Quando isso acontecer, quando você tiver desenvolvido sua própria sabedoria, então você não precisará pedir conselhos a ninguém. Você será capaz de solucionar todos os seus problemas através da sabedoria em seu próprio coração.
Quem está ajudando você a solucionar seus problemas diários?