Nosso fundador, Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche

O Venerável Geshe-la dedicou toda a sua vida ao aprendizado e ao florescimento dos ensinamentos budistas em todo o mundo. Depois de vir para o Ocidente em 1977, ele trabalhou muito para estabelecer uma apresentação moderna da linhagem de ensinamentos Kadampa. Sua apresentação retém todos os significados e percepções dos ensinamentos originais de Buda, em um formato que é acessível e adequado para os praticantes modernos. Por meio de sua grande bondade, todos – independentemente de nacionalidade, cultura, idade ou sexo – agora têm a oportunidade de praticar métodos cientificamente comprovados para resolver os problemas da vida diária que, em última instância, levam à felicidade verdadeira e duradoura.

Nascido no Tibete em 1931 e ordenado monge budista aos oito anos, Geshe Kelsang estudou extensivamente nas grandes universidades monásticas do Tibete e ganhou o título de “Geshe”, que literalmente significa “amigo espiritual”, sob a orientação de Kyabje Trijang Rinpoche, seu Guia Espiritual. Depois de deixar o Tibete em 1959, ele passou os dezoito anos seguintes em retiros de meditação na região do Himalaia e no norte da Índia.
Em 1977, encorajado por seu próprio Guia Espiritual, Venerável Geshe Kelsang Gyatso aceitou um convite para vir ao Centro Manjushri na Inglaterra para ensinar o Dharma puro às pessoas no Ocidente.

“Posso realmente dizer que conhecer Trijang Dorjechang tornou minha vida significativa. Por meio dele, entendi o verdadeiro significado do Dharma. Toda a minha capacidade de ensinar e toda a ajuda que dou vêm deste Lama. ”

03-2

Em 1991, Geshe-la fundou o NKT-IKBU, que agora possui mais de 1400 centros e filiais kadampa ao redor do mundo, em cidades tão distantes como Perth, Austrália, Queretaro, México e Durban, na África do Sul. Existem também vários centros de retiros que foram estabelecidos em todo o mundo, incluindo na Espanha, Alemanha, Suíça e EUA.

“O florecimento do Budadharma em todo o mundo e a satisfação dos desejos de todos os seres vivos, depende totalmente do desenvolvimento de centros de Dharma qualificados. Apenas os centros de Dharma fornecem ensinamentos de Dharma, programas de estudo, livros de Dharma e outras condições necessárias. Sem centros de Dharma qualificados, não há possibilidade de desenvolvimento do Budadharma puro. ”

Geshe-la escreveu 24 livros confiáveis ​​e compôs mais de 50 sadhanas, que foram traduzidos para muitas línguas diferentes.

‘Meus livros são comentários aos ensinamentos de Lama Tsongkhapa e seus ensinamentos são comentários aos ensinamentos de Buda. Portanto, esses livros são os ensinamentos de Buda. As pessoas podem dizer que sou o autor de Caminho Alegre da Boa Fortuna, mas na realidade é o ensinamento de Je Tsongkhapa. Dharmapala Dorje Shugden deu incentivo e energia para produzir tal livro e ajudou a reunir as condições necessárias e dissipar os obstáculos, mas os próprios ensinamentos vieram da sabedoria de Je Tsongkhapa. ”

Geshe Kelsang Gyatso aposentou-se do ensino formal em 2009. Ele continuou a trabalhar incansavelmente escrevendo novos livros, atualizando títulos anteriores e ajudando a estabelecer novos centros de Dharma em todo o mundo.

Ele estabeleceu três programas de estudo exclusivos e mais de 1400 centros e filiais ao redor do mundo, treinou professores qualificados e uma comunidade ordenada próspera e criou um projeto para construir templos budistas em todas as grandes cidades do mundo.

Em seus ensinamentos, Geshe Kelsang enfatiza a importância da meditação e como aplicá-la na vida diária, a necessidade de ser verdadeiramente feliz e como cultivar um bom coração para ajudar os outros. Ele não apenas demonstra essas qualidades perfeitamente em sua própria vida, ele inspira tantas pessoas de tantos países diferentes porque ele ensina pelo exemplo. Ele foi um humilde monge budista dedicado a ajudar pessoas em todo o mundo a encontrar a verdadeira felicidade.

Rolar para cima

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0