Venerável Atisha
O grande Mestre Budista Indiano Atisha(982-1.054 d.C.) foi responsável por reintroduzir o puro Budismo no Tibete.
Apesar do Budismo ter sido introduzido no Tibete duzentos anos antes por Padmasambhava e Shantarakshita, a prática Budista no país havia sido amplamente destruída durante o expurgo anti-Budista do Rei Tibetano, Lang Darma (por volta de 836 d.C.), um seguidor de Bön, uma religião pré-Budista do Tibete.
Convidado por Jangchub Ö, um governante de Ngari no Tibete ocidental, Atisha foi requisitado para apresentar um Dharma que todos poderiam seguir e que mostraria como todos os caminhos de Sutra e Tantra poderiam ser praticados em conjunto.
Leia Conselhos do Coração de Atisha
Em resposta, Atisha escreveu Luz para o Caminho, o texto original do Lamrim que serviu como base para todas as instruções Lamrim subsequentes. O amplo renascimento da pura prática do budismo no Tibete nessa época foi devido a Atisha.
Je Tsongkhapa
Je Tsongkhapa, cujo nome de ordenação era Losang Dragpa, foi um grande mestre budista tibetano do século 14, que fomentou o budismo Kadampa que Atisha havia introduzido três séculos antes.
A aparição de Je Tsongkhapa no Tibete havia sido prevista por Buda.
Je Tsongkhapa pacientemente ensinou aos tibetanos tudo o de que eles precisavam para o seu desenvolvimento espiritual, do passo inicial para entrar numa prática espiritual até a realização final da budeidade.
Era então a época de ouro do Tibete, e milhares de tibetanos foram inspirados pelo exemplo imaculado de Je Tsongkhapa, de pura disciplina moral, grande compaixão e profunda sabedoria libertadora.
Os seguidores de Je Tsongkhapa ficaram conhecidos como os “novos Kadampas”, e hoje em dia budistas Kadampas em todo o mundo estudam seus ensinamentos e tentam seguir seu puro exemplo.
Venerável Geshe-la
Venerável Geshe Kelsang Gyatso é um mestre de meditação plenamente realizado e um professor de budismo de renome internacional.
É autor de 23 livros altamente aclamados que transmitem perfeitamente, para o nosso mundo moderno, a antiga sabedoria do Budismo. Geshe Kelsang também fundou mais de 1.200 centros e grupos budistas kadampa por todo o mundo.
Geshe-la, como é afetuosamente chamado por seus alunos, foi inicialmente responsável pelo reflorescimento do Budismo Kadampa em nossa época.
Desde oito anos de idade, Geshe-la estudou em importantes universidades monásticas do Tibete e recebeu o título de ‘Geshe’, que significa literalmente ‘amigo espiritual’. Sob a orientação do seu Guia Espiritual, Trijang Rinpoche, ele então passou os próximos 18 anos em retiros de meditação nos Himalaias.
Em 1977, ele aceitou um convite para ensinar no Centro de Meditação Kadampa Manjushri na Inglaterra, onde passou a viver e a dar ensinamentos e orientações a um grupo crescente de discípulos.